Radio Shiga

Flor de Aruanda lança CD e já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Flor de Aruanda lança CD e já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Flor de Aruanda lança CD e já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Flor de Aruanda lança CD e já se encontra disponível nas plataformas digitais. Flor de Aruanda é uma síntese entre a MPB, o rock e a soul music. A banda foi fundada no Rio de Janeiro em maio de 2011 pelo baixista Alexandre Lira e a cantora Renata Lira. Aruanda, palavra de origem banto, designa um lugar utópico. A flor que vem de lá desabrochou aqui, no Brasil, país formado por povos do mundo inteiro. A banda que conquistou adeptos na Europa com o EP Berimbau (2012) lançou com um show acústico o CD “Flor de Aruanda” no evento de comemoração aos 70 anos da Livraria Cultura.

Distribuído pela “Tratore”, o CD está disponibilizado em plataformas digitais para download e streaming e lojas físicas no Brasil e exterior. A novidade do fim do ano é o lançamento da Flor de Aruanda em todas as plataformas digitais e redes sociais: Um amor acontece dub!
Seguindo a tradição do estilo desenvolvido por Lee “Scratch” Perry e King Tubby, a Flor de Aruanda produziu nesta faixa uma trama hipnótica de múltiplos delays e ambiências. Este é um reggae espacial e magnético que convida ao mergulho no inconsciente.

A banda se reuniu após a realização do filme Quilombo (2010), produzido por Renata Lira, com trilha sonora de Alexandre Lira, baseada em pesquisa sobre ritmos afro-brasileiros. O documentário sobre a História da região serrana de Casimiro de Abreu (RJ) foi premiado em 2010 na “7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro: cinema para os ouvidos”, realizada em Nova Friburgo (RJ), e selecionado pelo júri científico do IV Festival Internacional de Filmes de Pesquisa sobre Escravidão (2011/2012) em Paris e exibido no México, Veracruz, Mérida, Chetumal, Dakar, Abidjan, Cotonou, Lomé, Ngaoundéré, Porto Príncipe, Havana, Ouagadougou, Rio de Janeiro, Quebéc e Toronto. Foto abaixo (Por Pablo Savalla).

Em 2012, a Flor de Aruanda lançou com Andy DJT, de Nápoles, o EP “Berimbau”, em homenagem à obra de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Neste mesmo ano, a banda realizou um concerto na cúpula Carl Sagan do Planetário da Gávea e também participou do Festival Primavera-Verão de Rio das Ostras. Em janeiro de 2013, o jornal O Globo publicou uma matéria sobre a sua trajetória. Em março estreou o videoclipe “Um amor acontece”, produzido pelo cineasta Álvaro Furloni.

Na Primavera de 2016, a banda lançou o seu primeiro álbum, exclusivamente com músicas inéditas em CD e formato digital. Desde então, o grupo realiza a turnê de divulgação deste trabalho.

Em maio de 2017 estreou o videoclipe “Estrela”, produzido por João Borges e Lou Doliver. Em junho, foi lançada a versão ao vivo de “Um dia de Primavera” gravada para a série Registros da Savalla Records. A parceria com o produtor Carlos Savalla também resultou na gravação da música inédita “Raio de Luz”, disponível desde agosto em áudio e vídeo nas plataformas digitais para download e stream.

Renata (Foto por Renan Yudi) começou a trabalhar como historiadora da Fundação Cultural Casimiro de Abreu em 2008. No ano seguinte, passou a fazer parte do coral desta instituição. Sua pesquisa deu origem ao documentário Quilombo (2010), com trilha sonora produzida por Alexandre Lira. O documentário recebeu o troféu de 2.º lugar da 7.º Mostra de Cinema Popular Brasileiro. Em 2011 foi selecionado pelo júri científico do “IV Festival International de Films de Recherche Diasporas, Cultures et Citoyennetés” para ser exibido no Musée du Quai Branly, de Paris, percorrendo outras cidades da Europa, África e América Latina. Em novembro de 2010, Renata foi convidada por Alexandre Lira para atuar em seu grupo musical em festas e eventos. Em maio de 2011 fundou com ele a banda Flor de Aruanda.

O baixista Alexandre Lira (Foto por Renan Yudi) tem se destacado na cena musical no Rio de Janeiro e São Paulo.
Desde 2001, vem atuando com expoentes do jazz brasileiro. No seu primeiro trabalho de alcance internacional produziu a trilha sonora do documentário Quilombo (2010). O documentário recebeu o troféu de 2.º lugar da 7.º Mostra de Cinema Popular Brasileiro de 2010 e foi selecionado pelo Festival International de Films de Recherche Diasporas, Cultures et Citoyennetés, que percorreu cidades da Europa, África e América Latina. Em 2011 fundou a banda Flor de Aruanda, que no ano seguinte lançou o EP Berimbau com os DJs da Europa: Andy DJT (Nápoles), El Brujo (Bolonha) e Nistrum (Leeds). Desde 2012, seus trabalhos têm conquistado uma crescente visibilidade na imprensa e na internet.

Em janeiro de 2013, o jornal “O Globo” fez uma matéria completa sobre a Flor de Aruanda. Em novembro, a “Revista Bass Player” publicou uma entrevista com Alexandre Lira dando destaque à sua atividade no âmbito da música instrumental brasileira. Em junho de 2013, Alexandre Lira foi convidado para dar início ao projeto Bistrot de Nuit, inaugurando o Happy Hour do Bistrô Ouvidor, fazendo uma temporada de um ano e meio. Com uma proposta avant-garde, o baixista recebeu semanalmente músicos de diversos estilos para verdadeiras alquimias acústicas. Em 2013, a sua banda de jazz se consolidou no ramo festas de eventos corporativos.

Na quinta-feira, 14 de Dezembro será realizado no Rio de Janeiro o lançamento do novo show da Flor de Aruanda, “Lounge na nave” na Livraria Cultura do Cine Vitória.

Website: https://www.flordearuanda.com/
Facebook: https://www.facebook.com/flordearuandaoficial/
Youtube: https://www.youtube.com/user/flordearuanda

Radio Shiga by Cleo Oshiro

Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)
Sair da versão mobile