Ícone do site Radio Shiga

Coreia do Sul quer os exercícios militares conjuntos depois das Olimpíadas de Inverno

Image © (Soldado norte-americano e sul-coreano em exercícios militares conjuntos / Reprodução / South China Morning Post) Coreia do Sul quer os exercícios militares conjuntos depois das Olimpíadas de Inverno - Dec/2017

Coreia do Sul quer os exercícios militares conjuntos depois das Olimpíadas de Inverno.

A Coreia do Sul pediu aos Estados Unidos que reajustem o cronograma dos exercícios militares conjuntos do próximo ano.

O objetivo é evitar o período próximo dos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, em PyeongChang.

Os exercícios anuais, geralmente, são realizados em fevereiro e março. Esse período coincide com as Olimpíadas de PyeongChang, previstas para fevereiro e os Jogos Paraolímpicos em março.

Em uma sessão plenária no mês passado, as Nações Unidas adotaram uma resolução para que todos os conflitos em todo o mundo sejam suspensos durante os Jogos, mais um período de 7 dias antes e depois deles.

Fontes diplomáticas em Seul dizem que o governo sul-coreano está negociando com os EUA a realização dos exercícios, mais tarde do que o habitual, para evitar as semanas olímpicas e paraolímpicas.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não deixou claro a questão se a realização dos exercícios durante os Jogos PyeongChang constituiria uma violação da resolução da ONU.

Analistas dizem que o governo do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, quer acolher os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em um período de tensões aliviadas na península coreana. A administração também espera encorajar a Coreia do Norte a participar dos Jogos.

Porém, se o Norte realizar outra provocação militar pouco antes dos Jogos, o Sul e os EUA podem precisar tomar contra medidas.

Os 2 países podem ter que tomar uma decisão difícil, dependendo dos movimentos do Norte.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile