Conselho de Segurança da ONU deverá proibir acesso a portos de navios norte-coreanos.
O Conselho de Segurança da ONU deverá proibir 4 navios, incluindo 3 registrados na Coreia do Norte, de entrar nos portos dos países membros da organização.
O comitê de sanções do conselho vem estudando a medida em resposta ao pedido dos EUA de impor uma proibição de 10 navios, suspeitos de transportar petróleo e outros produtos proibidos pelas resoluções de sanções do Conselho de Segurança da ONU. A proibição faz parte dos esforços para impedir o fluxo de fundos destinados aos programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.
As fontes do Conselho de Segurança indicaram, nesta quinta-feira (28), que a proibição do acesso aos portos, provavelmente, será implementada, uma vez que a China concordou recentemente com a medida.
O Departamento do Tesouro dos EUA publicou o mês passado as fotografias de um dos navios, o Rye Song Gang-1, que descreve uma tentativa de realizar uma transferência de navio para o navio, possivelmente de petróleo.
As resoluções de sanções do Conselho de Segurança da ONU adotadas em setembro e dezembro limitam severamente as exportações de gasolina e outros produtos petrolíferos refinados para a Coreia do Norte.
Esta será a segunda proibição de acesso portuário feito pelo Conselho de Segurança em relação à Coreia do Norte.
Quatro outros navios foram, anteriormente, sujeitos à proibição, pois foram suspeitos de transportar produtos marinhos e carvão, proibidos por uma resolução de sanções adotada em outubro.
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
- Promotoria pede 10 anos de prisão para ex-presidente Yoon - 26 de dezembro de 2025 9:22 pm
















