China realiza primeiro exercício aéreo sobre o Mar do Japão.
A Força Aérea chinesa relata que realizou seu primeiro exercício em formação sobre o estreito de Tsushima, no Mar do Japão, nesta segunda-feira (18).
A força aérea anunciou que seus caças, bombardeiros e aeronaves de reconhecimento voaram pelo estreito e realizaram exercícios no espaço aéreo internacional.
Oficiais disseram que o exercício não visava nenhum país ou região, acrescentando, no entanto, que as aeronaves praticavam responder a intrusões por aviões militares estrangeiros e melhorar sua capacidade de operar em mar aberto.
Oficiais da Força de Autodefesa do Japão disseram que 5 aviões militares chineses voaram sobre o estreito de Tsushima e que eles enviaram caças de combate para monitorar a situação.
As autoridades disseram que as aeronaves chinesas não entraram no espaço aéreo territorial japonês.
O exército sul-coreano disse que 5 aviões militares chineses voaram na Zona de Identificação de Defesa Aérea do país na segunda-feira de manhã. Ele disse que a aeronave chinesa, então, voou em direção ao Japão e voltou novamente para a zona, antes de sair da área à tarde.
Respondendo a uma advertência do exército sul-coreano em uma linha direta, a China respondeu que a operação fazia parte de um exercício rotineiro.
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
- Austrália remove 4,7 milhões de contas infantis das redes sociais - 16 de janeiro de 2026 11:15 pm
- Japão firma novos pactos de defesa com Filipinas e avança diálogo com Índia - 16 de janeiro de 2026 11:11 pm
















