
Submarino nuclear dos EUA aporta em ilha sul-coreana.
O submarino nuclear de ataque norte-americano, USS Mississippi da classe Virgínia, atracou nesta quarta-feira (22) no porto da ilha sul-coreana de jeju, possivelmente como parte das constantes advertências a Pyongyang, segundo informa a Yonhap.
As Marinhas dos EUA e da Coreia do Sul “partilham forte cooperação, que está sendo reforçada constantemente através de interações regulares que melhoram e incentivam nossas relações”, disse o comandante das Forças Navais norte-americanas na Coreia, Brad Cooper, citado pela Yonhap.
O comandante do USS Mississippi, Eric J. Rozek, afirmou que para sua equipe, de cerca de 150 marinheiros, “foi uma honra ser o primeiro submarino a visitar a ilha de Jeju”.
O desdobramento na região Indo-Pacífica é parte de “décadas de trocas, treinamentos e colaboração”, disse Rozek, acrescendo que a cooperação bilateral ajuda a “criar capacidades que, caso sejam unidas, asseguram a estabilidade e segurança regional”. O porto-base do USS Mississippi está localizado no Havaí, mas a Marinha norte-americana afirma que este é capaz de operar em todo o mundo.
- Japão pede à África do Sul permissão para garrafas tradicionais de saquê - 17 de fevereiro de 2026 9:19 pm
- Reino Unido promete agir rápido contra riscos de IA - 17 de fevereiro de 2026 9:04 pm
- Israel aprova processo de registro de terras na Cisjordânia - 17 de fevereiro de 2026 8:54 pm



















