Bolo de limão com uvas.

Esta receita é para você que gosta do sabor de limão e das cucas de frutas.  A combinação é perfeita..! O bolo é bonito, delicioso e rápido!

Ingredientes
Streusel para cobertura:
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar  (uso orgânico ou mascavo)
2 colheres (chá) de casca de limão ralada fina
3 colheres (sopa) de manteiga gelada
1 colher (chá) de canela em pó (opcional)

Bolo:
300 a 350 g de uvas sem sementes
¾ de xícara (175 ml) de leite
2 a 3 colheres (sopa) de suco de limão
1 ⅔ de xícara (240 g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal marinho
¾ de xícara (150 g) de açúcar (uso orgânico ou mascavo)
¼ de xícara (50 g) de manteiga em temperatura ambiente
¼ de xícara (50 ml) de azeite de oliva
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de essência de limão (opcional) veja a dica

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 350°F (180°C).  Unte com manteiga e polvilhe uma forma alta de 25 cm de diâmetro (uso uma forma de fundo removível).

Em uma tigela, coloque os ingredientes do streusel e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa granulosa; reserve. Lave bem as uvas; retire os talos e deixa-as secar.

Bolo: em um copo grande, misture o leite com o suco de limão; deixe de lado. Em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento e  o sal.  Na tigela grande da batedeira, bata o açúcar, a manteiga e o azeite até se formar um creme claro, fofo e quase dobrar de volume. Adicione os ovos, um a um, e bata-os  bem. Junte a essência – caso esteja usando – e a mistura de leite com limão;  continue batendo até ficar cremoso.  Acrescente os ingredientes peneirados e bata em velocidade baixa somente até eles se incorporarem.

Transfira metade da massa para a forma espalhando-a em uma camada uniforme;  coloque metade das uvas  (se forem grandes, corte-as ao meio). Cubra-as com a massa restante; alise a superfície com uma espátula. Distribua  o  restante das uvas, inserindo-as levemente na massa – deixe as que estão cortadas, com a parte da casca virada para cima. Espalhe o streusel. Leve para assar por 35 – 40 minutos,  até dourar, e as uvas ficarem macias. Retire do forno, deixe amornar e desenforme com cuidado. Sirva inteiro ou em fatias.

Rendimento: 10 a 12 porções

Sugestão: Esse bolo tem uma massa levemente úmida e quebradiça e, por isso, deve ser desenformado delicadamente. Caso não use uma forma de fundo removível, asse-o em uma forma comum e não o desenforme.

Dica: Prepare sua própria essência de limão: Em um vidro com tampa  firme, coloque cascas de  2 limões grandes – bem lavadas e cortadas em tiras finas.  Adicione  1 xícara  (250 ml) de vodka  pura .  Deixe de infusão por  2  meses antes de usar em bolos, biscoitos e pães.  As cascas irão descolorir, e  a vodka ficará com um forte sabor de limão. Use-a moderadamente.  A mistura  dura até 1 ano em temperatura ambiente.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)