São detectados movimentos de sistemas de mísseis em várias partes da Coreia do Norte.
Agências de inteligência norte-americanas e sul-coreanas alertaram sobre o que parece ser um iminente teste de mísseis balísticos norte-coreanos.
Os militares norte-americanos e sul-coreanos aguardam um iminente lançamento por parte de Pyongyang, depois de terem detectado transferências de lançadores de mísseis balísticos em várias áreas da Coreia do Norte, informa o jornal Dong-A Ilbo citando uma fonte do governo sul-coreano.
Imagens captadas por um satélite dos EUA mostraram movimentos de veículos de transporte e lançamento (TEL, na sigla em inglês) em quatro regiões norte-coreanas, segundo indicou a fonte. Esses sistemas estariam se deslocando em direção a Pyongyang ou para a província de Pyongan Norte.
Anteriormente, Seul havia informado que Pyongyang pode realizar mais uma provocação entre 10 e 18 de outubro, período em que a Coreia do Norte celebra o aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores no país.
Por sua parte, mídias estatais norte-coreanas avisaram sobre uma resposta às “provocações militares imprudentes” dos EUA, que, desde o início do mês, enviaram para a península coreana o submarino nuclear USS Michigan, o porta-aviões USS Ronald Reagan e bombardeiros estratégicos B-1B.
Washington e Seul indicam a possibilidade de o próximo projétil que a Coreia do Norte lançar corresponder ao novo míssil balístico intercontinental Hwasong-13, uma versão modernizada do Hwasong-14, com um maior alcance.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am