Monte Shinmoe entra em erupção novamente.
A Agência Meteorológica do Japão relata que um vulcão, localizado no sudoeste do país, entrou em erupção novamente, após a atividade de quarta-feira (11).
A agência diz que Mounte Shinmoe, na cordilheira de Kirishima, entre as Províncias de Kagoshima e Miyazaki, entrou em erupção às 8:23 da manhã no sábado.
O evento vulcânico enviou fumaça e cinzas a cerca de 2.300 metros no ar, o nível mais alto desde que a montanha entrou em erupção na quarta-feira. Essa erupção foi a primeira em 6 anos.
O evento de sábado ocorreu, apesar de um anúncio da agência na sexta-feira de que as sucessivas erupções pareciam ter parado.
Funcionários da agência dizem que há uma chance de outra grande erupção. Eles estão mantendo seu nível de alerta em 3, em uma escala de 1 a 5, e exortando as pessoas dentro de um raio de cerca de 2 quilômetros da cratera a ter cuidado com grandes rochas vulcânicas e fluxos piroclásticos.
Às 11 da manhã, uma chuva de cinzas vulcânicas caiu na cidade de Kobayashi, na Prefeitura de Miyazaki, no lado norte da montanha.
Funcionários da agência esperam que grandes quantidades de cinzas caiam em partes das prefeituras de Miyazaki e Kagoshima antes das 15 horas do sábado. Eles estão exortando os residentes a ficarem dentro de casa.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am