
Serviço memorial marca 3 anos da mortal erupção do Monte Ontake.
Um serviço memorial foi realizado em Otaki, na prefeitura de Nagano, nesta quarta-feira (27), para marcar os três anos desde que o Monte Ontake entrou em erupção, matando 58 e deixando cinco desaparecidos.
Os parentes das vítimas, moradores locais, bombeiros e polícia ofereceram preces e observaram um minuto de silêncio para as vítimas às 11:52 da manhã, o tempo exato que o vulcão entrou em erupção, em 27 de setembro de 2014, relatou a Fuji TV. Um cenotafio e um monumento com nomes das vítimas e pessoas desaparecidas foram inaugurados no local.
O vulcão de 3.067 metros de altura, encontra-se entre as prefeituras de Nagano e Gifu, e estava repleto de visitantes, que foram testemunhar as espetaculares cores do outono da região, quando entrou em erupção.
As autópsias revelaram que os caminhantes, muitos dos quais haviam almoçado no pico, morreram, em grande parte, por lesões causadas por pedras lançadas na erupção, explosiva inicial.
Mais de 1.900 soldados das Forças de autodefesa, bombeiros e policiais participaram das operações de busca e salvamento, mas tiveram que abandonar as buscas depois que as condições climáticas pioraram, em outubro de 2014.
As operações de busca para as seis pessoas desaparecidas foram retomadas em julho de 2015, mas os restos mortais de apenas uma pessoa foi encontrado. Acredita-se que os outros cinco ainda estejam soterrados sob as cinzas.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm



















