
Navio das Forças de Autodefesa do Japão reabastece destroyer norte-americano.
Um navio de abastecimento da Força Marítima de Autodefesa do Japão, abasteceu um destroyer norte-americano, equipado com sistema Aegis, que está em missão para monitorar a Coreia do Norte.
Fontes no Ministério da Defesa do Japão dizem que uma operação semelhante ocorreu pelo menos uma vez desde abril, no Mar do Japão.
As Forças de Autodefesa do Japão – Self Defense Force (SDF na sigla em inglês) podem realizar esse tipo de missão, desde que as novas leis de segurança nacional entraram em vigor, em março do ano passado.
O SDF foi previamente autorizado a abastecer navios de guerra dos EUA apenas durante os exercícios conjuntos Japão-EUA e algumas outras ocasiões especiais.
De acordo com a nova legislação, o alcance da atividade das SDF do Japão foi expandido para incluir fornecimento de provisões a navios dos EUA que lidam com lançamentos de mísseis balísticos por países terceiros e em missões anti-pirataria.
O último reabastecimento de combustível foi a segunda vez em que o Japão ajudou as forças dos EUA, sob a nova legislação. Em maio, um destroyer japonês escoltou um navio dos EUA.
Os aliados estão intensificando sua coordenação, mesmo em tempos de paz, para responder à Coréia do Norte, que testou repetidamente dispositivos nucleares e mísseis balísticos.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm



















