Míssil norte-coreano voou cerca de 3.700 quilômetros.
O Ministério da Defesa do Japão relata que o míssil balístico disparado pela Coreia do Norte caiu no Oceano Pacífico, a cerca de 2.200 quilômetros a leste de Hokkaido, no norte do Japão, na manhã desta sexta-feira (15).
Oficiais do Ministério disseram que o míssil foi disparado por volta das 6:57 (hora do Japão), de Sunan, na costa oeste da Coréia do Norte.
Voou sobre Hokkaido e caiu no Oceano Pacífico, fora da zona econômica exclusiva do Japão, cerca de 20 minutos depois.
Autoridades estimaram que o míssil voou cerca de 3.700 quilômetros e alcançou uma altitude de cerca de 800 quilômetros, acrescentando que nenhum detrito caiu no território japonês, e que nenhum navio ou avião foi atingido.
Oficiais reportam que o míssil era, provavelmente, um balístico de médio alcance Hwasong-12. O norte lançou um tipo similar no mês passado.
Os dois mísseis foram lançados em direções semelhantes, mas o último voou cerca de 1.000 quilômetros mais e subiu cerca de 250 quilômetros mais alto.
O míssil desta sexta-feira percorreu 300 quilômetros a mais do que a distância entre a Coreia do Norte e o território norte-americano de Guam. No mês passado, o Norte disse que está considerando planos para disparar mísseis em áreas próximas à ilha do Pacífico.
As autoridades do Ministério da Defesa disseram que a Coréia do Norte está melhorando, constantemente, a capacidade e a confiabilidade de sua tecnologia de mísseis.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am