Egito corta laços militares com a Coreia do Norte.
A mídia sul-coreana relata que o ministro da Defesa do Egito anunciou que seu país cortou os laços militares com a Coréia do Norte.
A agência de notícias Yonhap relata que Sedki Sobhi fez a observação durante uma reunião com o seu homólogo sul-coreano, Song Young-moo, em Seul na segunda-feira (11).
Sobhi afirmou que o Egito cooperará ativamente com a Coréia do Sul contra atos da Coréia do Norte, que ameaçam a paz e a estabilidade da comunidade internacional.
O Ministério da Defesa egípcio disse que os 2 ministros trocaram pontos de vista sobre a situação regional e outras questões e discutiram a expansão da cooperação entre seus militares. Mas não se referiu à Coréia do Norte.
O Egito tem estado em termos amigáveis com a Coréia do Norte desde a era da Guerra Fria e manteve laços econômicos e militares.
A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu no mês passado cortar ou adiar a ajuda ao Egito, citando preocupações sobre o registro de direitos humanos.
A mídia dos EUA informou, naquele momento, que a preocupação com as estreitas relações do Egito com a Coreia do Norte também estava por trás da decisão.
O ministro japonês das Relações Exteriores, Taro Kono, em sua recente visita ao Oriente Médio, pediu ao Egito e a outras nações árabes para aumentar a pressão sobre o Norte.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am