Coreia do Sul: Tremor na Coreia do Norte, provavelmente, foi um terremoto natural.
Um tremor foi detectado perto do local de testes nucleares da Coreia do Norte no sábado (23). A agência meteorológica da Coreia do Sul e um organismo internacional de controle de testes nucleares reportam que o tremor foi, provavelmente, de origem natural.
A Administração Meteorológica da Coreia revisou a escala do tremor para magnitude 3,2. Anteriormente, afirmou ter observado um terremoto de magnitude 3,0.
Acrescenta que o epicentro foi localizado a cerca de 6 quilômetros do local de testes nucleares de Punggye-ri, no nordeste da Coreia do Norte, a uma profundidade estimada de 2 quilômetros.
A agência diz que o tremor foi, provavelmente, um terremoto, já que observou as ondas primárias e secundárias que são causadas pela atividade sísmica natural.
Anteriormente, a Administração do Terremoto da China disse que o tremor poderia ter sido causado por uma explosão, estimando a magnitude em 3.4 e a profundidade do terremoto em zero.
A Organização do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares, baseada em Viena, relata que o tremor, provavelmente, não seria o resultado de um novo teste nuclear.
A secretária executiva da CTBTO, Lassina Zerbo, tuitou que o evento sísmico foi semelhante ao que ocorreu 8,5 minutos após o teste nuclear realizado pela Coréia do Norte em 3 de setembro.
A China disse, na época, que o tremor provavelmente foi desencadeado por uma caverna que colapsou no local do teste.
- Monte Fuji recebe primeira neve da temporada - 24 de outubro de 2025 9:20 am
- Trump cancela cúpula com Putin e impõe sanções contra gigantes do petróleo russo - 24 de outubro de 2025 9:14 am
- China aprova diretrizes para plano quinquenal 2026–2030 - 24 de outubro de 2025 8:50 am












