Coreia do Sul realiza exercícios com mísseis de cruzeiro, em meio a ameaças da Coreia do Norte.
A Coréia do Sul reportou, nesta quarta-feira (13), que realizou seu primeiro exercício militar com fogo vivo em um míssil de cruzeiro avançado, lançado por avião, que fortalecerá sua capacidade de ataque preventivo contra a Coréia do Norte, em caso de crise.
O exército sul-coreano relatou que o mísseis Taurus, disparado de um avião de combate F-15, percorreu obstáculos em baixas altitudes antes de atingir um alvo na costa ocidental do país.
O míssil, fabricado pela Taurus Systems da Alemanha, tem um alcance máximo de 500 quilômetros e está equipado com características stealth que lhe permitirão evitar a detecção por radares antes de atingir alvos norte-coreanos, de acordo com o Ministério da Defesa de Seul.
A Coréia do Sul tem acelerado os esforços para melhorar suas capacidades militares diante de uma Coréia do Norte cada vez mais provocativa, que em 3 de setembro realizou seu sexto e mais poderoso teste nuclear até o momento.
Pouco depois do teste nuclear do Norte, Seul anunciou que chegou a um acordo com Washington para remover os limites de peso das armas nucleares nos mísseis balísticos sul-coreanos, que sob uma orientação bilateral poderia ter um alcance máximo de 800 quilômetros (497 milhas).
Um ataque preventivo contra a liderança de Pyongyang seria difícil de empreender, mas é amplamente visto como a mais realista das limitadas opções militares.
O Norte relatou que seu último teste nuclear foi uma detonação de uma arma termonuclear, construída para seus mísseis balísticos intercontinentais, que foram testados em vôo duas vezes em julho.
O país também está desenvolvendo mísseis de combustível sólido que podem ser disparados de lançadores terrestres móveis ou de submarinos. Disparou um novo e poderoso míssil de médio alcance sobre o norte do Japão no mês passado, enquanto declarava mais testes de mísseis visando o Oceano Pacífico.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am