Radio Shiga

Beatriz Rodarte lançará vinil ”Tamborana” no Festival Internacional de Compositoras Sonora.

Beatriz Rodarte lançará vinil ''Tamborana" no Festival Internacional de Compositoras Sonora.

Beatriz Rodarte lançará vinil ”Tamborana” no Festival Internacional de Compositoras Sonora.

Beatriz Rodarte, Cantora, Compositora e Percussionista estará se apresentando em Vitória/ES, no Festival Internacional de Compositoras Sonora no dia 30 de Setembro, aproveitando a ocasião para lançar o seu vinil Tamborana. No mesmo dia realizará uma palestra /Bate Papo contando um pouco sobre sua experiência artística envolvendo o Tambor Mineiro e outros elementos da cultura Mineira. Esse encontro vai acontecer as 13 hrs no Centro Cultural Sesc Glória. O Workshop tem a organização da Sonora- Ciclo Internacional de Compositoras – Vitória.Sua potência artística não deixa dúvidas, Beatriz Rodarte é um exemplo vivo da imensa qualidade da nova geração de cantores,compositores, instrumentistas e intérpretes que atuam no cenário brasileiro da atualidade.
Vestida sempre com seu Tambor Mineiro entoando graves para acompanhar sua grande potência vocal, Beatriz se torna uma interprete autêntica e completa em defesa da perpetuação dos ritmos afro brasileiros.
Com exatos 19 anos de carreira e um currículo de peso ela celebra este momento maduro com o lançamento do seu terceiro trabalho autoral intitulado ” Tamborana”. Na música de sua autoria ”Não vai morrer”, Beatriz  fala sobre o Mutum de Alagoas, e outras aves quase extintas, em homenagem ao ambientalista Roberto Azeredo que já reintroduziu na natureza cerca de 100 espécies extintas! ” Tamborana é uma pororoca urbana e regional. Um casório entre o moderno sintetizado e o tribal elétrico. São batidas de diversos corações tocados por uma mulher: o Tambor de Ana, prenúncio de Beatriz.
Além do contraste entre a tradição e o contemporâneo, o disco traz outra novidade antiga, uma obra de vinil com seis faixas, três de cada lado. E com participações especiais de Marcus Viana, Pedro Consorte e Maurício Tizumba.”
Palavras do Escritor e compositor paulista Maurício Santini.

O Tambor Mineiro também conhecido como Caixa de Folia , instrumento de cortejo usado no Congado Mineiro, é o protagonista deste trabalho. A artista vivencia os festejos e toca o instrumento desde a infância , o que tornou natural, orgânico , íntimo e intenso a imersão neste universo que permeia o disco. Toda a inspiração veio dessa pesquisa colhida há anos através das experiências vividas pela cantora. A musicalidade do produtor baiano Leonardo Mendes também trouxe elementos importantes, um mix de texturas e sonoridade que deram uma identidade brasileira e diferenciada ao trabalho.Uma artista de Minas com cidadania artística do mundo. A mineira de Belo Horizonte, Beatriz Rodarte, iniciou sua carreira de modo precoce, aos dez anos. Ainda na infância iniciou as aulas de canto e tambor mineiro com Maurício Tizumba. Já na adolescência participou de diversos projetos musicais como Trampolim, Canto em Qualquer Canto, Ensaio Aberto e Amostra de Cantores 1, 2 e 3. Também participou do Projeto Outrossim, idealizado pelos cantores e compositores Jorge Vercilo e Marcelo Miranda.Em 2006, atuou como cantora e pandeirista da Banda Flor do Samba. De 2001 a 2008 teve atuação no grupo Tambor Mineiro e participou da gravação do seu primeiro CD “Tambor Mineiro”. Além disso, a artista deu aulas no espaço Tambor mineiro e também dá aulas particulares de tambor e pandeiro desde 2002. Com este trabalho dividiu o palco com nomes como Chico César, Paula Santoro, Pedro Luis, Nação Zumbi e Milton Nascimento.
Até 2011, Beatriz também fez vocal e percussão na Banda Pendulum, e ainda hoje, integra o Grupo Harém da Imaginação, além de ser idealizadora do Projeto Oficina Sons do Brasil patrocinado pela Massas Vilma (Vilma Alimentos).
Beatriz Rodarte também conta com vasta experiência na execução de jingles. Entre as empresas que contaram com a voz de Beatriz estão a TIM, Ricardo Eletro, MRV, Speciali, Rádio Inconfidência, Rádio Itatiaia, Smel etc.
Ao longo da sua trajetória musical, teve participações em várias obras e espetáculos de artistas como Ezequiel Lima, Péricles Garcia, Banda Pendulum, Alexandre Az, Banda Alcalyno, Trio Jerimum, Trio Bodocó, Tom Nascimento, Nathy Faria, Márcio Bragança, Anthonio (Candome System), Grooveria (SP), Jota Erre (PE), Jessé Santo (PE),Thiago Delegado, Pedro Morais, Cláudio Venturini, Maria Bragança, Sérgio Pererê, Laiza Moraes, Play, Marcus Viana, Gabriel Guedes , Vander Lee entre outros.
Beatriz tem dois CDs lançados, Circo de Ilusões (2009) e Natural (2013). Em 2014 gravou também 3 canções feitas pelos hit makers cariocas Carlos Colla, Zé Henrique (Da banda Yahoo) e João Crahim . De 2014 ao final de 2016 Beatriz acompanhou o cantor e compositor paulista Márcio Lugó em turnês pelo Brasil e atualmente se dedica a divulgação deste novo trabalho “Tamborana”, produzido pelo baiano Leonardo Mendes, músico de Gal Costa, Virginia Rodrigues , Fabiana Cozza e seu pai o compositor multi – intrumentista Roberto Mendes.

Além da apresentação no Festival Sonora, Beatriz Rodarte estará dividindo o palco com cantautor e violonista Rony Peterson e o músico e compositor Alysson Salvador no show que acontecerá no dia 29 de setembro às 21:00 no Pub Sarau Arte Boteco em Vitória – Espírito Santo.

Beatriz é uma das convidadas do show de Rony Peterson que será realizado no Espaço Cultural Vivartte no dia 07 de outubro as 21h na cidade de São Paulo.

Facebook: https://www.facebook.com/oficialbeatrizrodarte/

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)
Sair da versão mobile