35 C
Kóka
sexta-feira, 15 agosto, 2025 8:56: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Abe concentra-se na Coreia do Norte em discurso na Assembléia Geral da ONU

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu aos países que apliquem de forma rigorosa e completa as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte. Ele fez um discurso na Assembléia Geral da ONU em Nova York, nesta quarta-feira (20).

Abe concentra-se na Coreia do Norte em discurso na Assembléia Geral da ONU.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu aos países que apliquem de forma rigorosa e completa as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte. Ele fez um discurso na Assembléia Geral da ONU em Nova York, nesta quarta-feira (20).

Ele começou o discurso dizendo que havia uma grande variedade de questões a serem mencionadas, mas não tinha escolha senão se concentrar na Coreia do Norte.

O país realizou, recentemente, testes nucleares e de mísseis balísticos.

Ele disse que esta crise recente é de uma “dimensão completamente diferente, qualitativamente” do que aquelas que a comunidade internacional têm visto, sempre que algum ditador tentou adquirir armas de destruição em massa.

“As armas nucleares da Coréia do Norte já são ou estão prestes a se tornarem bombas de hidrogênio e seus meios de lançamento serão, mais cedo ou mais tarde, mísseis balísticos intercontinentais.”

Disse que não foi, absolutamente, falta de diálogo que deu origem a esta situação.

Abe apontou que a Coréia do Norte não abandonou seus programas nucleares e de mísseis através das negociações do “Grupo dos seis (Japão, EUA, China, Rússia e as duas Coreias)” e outros esforços para o diálogo com o país.

Observou que as tentativas de resolver os problemas através do diálogo “não deram certo”.

Disse ainda que a comunidade internacional deve fazer a Coreia do Norte abandonar todos os programas nucleares e de mísseis balísticos de forma completa, verificável e irreversível.

Abe sublinhou que, o que é necessário para fazer isso não é o diálogo, mas a pressão.

“A comunidade internacional deve impedir que bens, fundos, pessoas e tecnologia, necessários para o desenvolvimento de mísseis nucleares se dirigem para a Coreia do Norte.”

“A comunidade internacional deve fazer com que o país cumpra, plenamente, com as resoluções da ONU, e que é necessária a ação.”

Pediu, também, a solidariedade da comunidade internacional para pôr fim às provocações do Norte.

Abe também mencionou que novembro completará 40 anos em que uma garota japonesa, chamada Megumi Yokota, foi sequestrada pela Coreia do Norte.

Finalmente, ele convocou todos os países membros da ONU para garantir a aplicação, rigorosa e completa, das séries de resoluções do Conselho de Segurança, para alcançar a solução das questões dos sequestros, mísseis e desenvolvimento nuclear da Coréia do Norte.

O governo japonês relata que pelo menos 17 pessoas foram sequestradas por agentes norte-coreanos nos anos 70 e 80. Cinco deles voltaram para o Japão em 2002. Doze deles ainda estão desaparecidos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img