Abe anuncia eleições antecipadas para 22 de outubro.
Os eleitores japoneses irão às urnas no próximo mês. O primeiro-ministro anunciou que irá dissolver a Câmara Baixa da Dieta nesta quinta-feira (28) para uma eleição antecipada.
Shinzo Abe disse que irá buscar um novo mandato para sua agenda. Inclui uma recente decisão de modificar a forma de utilizar o aumento esperado na receita pelo aumento de imposto de consumo.
Abe diz: “Uma vez que quero mudar a promessa que fiz às pessoas, e esta é uma decisão importante que afeta suas vidas, decidi que devo procurar o seu mandato, então, dissolveremos a Câmara Baixa no dia 28 de setembro”.
Depois de um longo tempo, o aumento do imposto está agendado para outubro de 2019. A maior parte da receita será destinada a pagar a dívida global do Japão. Abe diz que quer utilizar parte desse dinheiro para financiar o cuidado de crianças e a educação.
O anúncio ocorre quando as tensões com a Coreia do Norte estão aumentando. O país disparou 2 mísseis balísticos sobre o norte do Japão e realizou um teste nuclear ao longo do último mês. Alguns dizem que é melhor evitar a instabilidade política diante das contínuas ameaças do Norte.
Abe diz que “as eleições são a base da democracia e não devem ser afetadas pelas ameaças da Coréia do Norte. Em vez disso, acho que este é um momento apropriado para realizar eleições e buscar o mandato popular sobre como lido com a Coreia do Norte”.
Abe prometeu continuar a aplicar a máxima pressão no Norte até que o país abandone seus programas nucleares e de mísseis de forma verificável e irreversível.
Críticos dizem que o primeiro ministro está usando esta eleição para evitar o debate sobre os supostos escândalos de tráfico de influência. Abe contesta, a eleição é a melhor plataforma para o debate.
Ele disse que: “A eleição é a forma que as pessoas têm para confirmar a confiança em mim, nos membros do partido no poder e em cada legislador”.
Abe diz que seu ponto de referência para a vitória é que o Partido Liberal Democrático assegure uma maioria, juntamente com o partido da coligação, Komeito.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am