Tufão Hato deixa pelo menos 16 mortos e 27.000 evacuados na China.
A mais forte tempestade, em meio século, atingiu parte do sul da China na quinta-feira (24), causando estragos e deixando pelo menos 16 mortos, dezenas de feridos e forçando milhares de pessoas a serem evacuadas de suas casas.
O poderoso Tufão Hato trouxe destruição generalizada para a meca do jogo do sudeste asiático, Macau, e a cidade vizinha de Hong Kong na quarta-feira, e, na província de Guangdong, no sul da China, na quinta-feira.
Autoridades na China “pediram esforços para se proteger contra desastres geográficos, como inundações e deslizamentos de terra”, disse a agência de notícias estatal Xinhua.
Houve precipitações de até 300mm de chuva em algumas partes de Guangdong e na vizinha província de Guangxi.
Oito pessoas morreram na China continental devido à tempestade, disse a emissora estatal chinesa CCTV, enquanto outros oito também morreram em Macau.
A antiga colônia portuguesa estava submersa em água quando a tempestade estava em seu pico, com ventos de até 160 quilômetros (99 milhas) por hora.
Os mega-casinos localizados em toda a cidade, geralmente movimentada, estavam trabalhando com geradores, na quinta-feira, depois que experimentaram cortes de energia elétrica no dia anterior.
As imagens nas mídias sociais mostraram moradores atravessando águas turvas nas ruas da cidade.
O governo local disse que muitas pessoas ainda não tinham água e eletricidade na quinta-feira.
Oficiais disseram que 153 pessoas ficaram feridas em Macau, e mais de 120 em Hong Kong.
A mídia chinesa reporta que 27 mil pessoas foram evacuadas para áreas seguras na China Continental, enquanto dois milhões de pessoas estão sem energia elétrica.
Wu Zhifang, chefe da agência meteorológica de Guangdong, disse à Xinhua: “Em comparação com outros tufões, o Hato se moveu rápido, cresceu rapidamente e causou chuvas maciças”.
A radio estatal de Macau, TDM, relatou que Tufão Hato foi o mais forte desde 1968 a atingir a cidade.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am