Toyota e Mazda anunciam parceria.
As montadoras japonesas estão se movendo em alta velocidade em seu esforço para construir carros eco-friendly. Toyota e Mazda anunciaram sua aliança de capital focada no desenvolvimento de veículos elétricos de última geração e outras tecnologias.
A Toyota adquirirá uma participação de aproximadamente 5% da Mazda, por cerca de 450 milhões de dólares, enquanto a Mazda vai comprar um quarto das ações da Toyota. As empresas têm cooperado desde 2015 em uma ampla gama de campos, incluindo tecnologias ambientais.
Espera-se que a demanda de veículos elétricos cresça à medida que a Europa, os EUA e a China se tornam mais resistentes às emissões poluentes de automóveis.
Como nenhuma empresa vende veículos totalmente elétricos, eles pretendem enfatizar esse campo com a aliança.
Os dois também estão considerando a construção conjunta de uma fábrica nos EUA por 1,6 bilhões de dólares. Isso permitirá que a Mazda realize um objetivo, muito procurado, de produzir carros em seu principal mercado, o norte-americano.
A aliança da Toyota com a Mazda acontece quando os fabricantes de automóveis estão travando uma batalha feroz para ser o número 1 do mundo.
O grupo Renault-Nissan, juntamente com a Mitsubishi Motors, tornou-se a maior montadora, pela primeira vez, no primeiro semestre de 2017, em termos de vendas unitárias. Entregou 5,26 milhões de veículos.
A Volkswagen ficou em segundo lugar com 5,15 milhões de unidades, enquanto a Toyota Motor terminou em terceiro com 5,12 milhões, seguido da General Motors com 4,68 milhões.
Especialistas dizem que a Toyota precisa da parceria com a Mazda para desenvolver tecnologia de ponta para veículos elétricos e carros auto-dirigidos, se quiser recuperar sua posição.
- Lojas de conveniência no Japão adotam IA contra escassez de mão de obra - 23 de julho de 2025 6:10 am
- Hugo Motta fecha Câmara e impede reuniões de apoio a Bolsonaro - 23 de julho de 2025 4:47 am
- Funcionário do governo dos EUA é impedido de sair da China - 23 de julho de 2025 4:18 am