Rússia promete ajudar Seul a pôr fim ao programa nuclear da Coreia do Norte.
Os governos da Rússia e da Coreia do Sul comprometeram-se em trabalhar conjuntamente para trazer a Coreia do Norte à mesa de negociações e engajar-se, objetivamente, na completa desnuclearização da Península da Coreia, informou a agência sul-coreana Yonhap nesta sexta-feira (25).
No encontro entre diplomatas dos dois países nesta semana, em Moscou, ficaram decididas algumas pautas a serem debatidas entre os presidentes dos dois países, Vladimir Putin e Moon Jae-in, que irão se encontrar em um fórum econômico em setembro.
Em visita à capital russa, a ministra de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, foi recebida pelo chanceler Sergei Lavrov, que por sua vez reforçou o compromisso do Kremlin em não aceitar uma Coreia do Norte nuclear.
De acordo com diplomatas sul-coreanos, o governo russo aceitou aumentar a sua participação nas tratativas com Pyongyang, utilizando a sua relação com o governo de Kim Jong-un para fazê-lo negociar, rumo ao abandono do seu programa nuclear.
Além disso, Moscou ressaltou que está determinada a implementar fielmente sanções internacionais contra a Coreia do Norte, segundo a Yonhap. O governo russo defende a mesma tese de grande parte da comunidade internacional: só uma saída diplomática pode pôr fim à crise na península.
Os governos dos dois países também reafirmaram os seus compromissos em aumentar a cooperação bilateral em outros campos.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am