Nagasaki: 72º aniversário da bomba atômica.
Esta semana marca o 72º aniversário das duas bombas atômicas lançadas pelos EUA no Japão, em Hiroshima e Nagasaki. Nesta quarta-feira (9), a população se reuniu em uma cerimônia, realizada no Parque da Paz de Nagasaki, perto de onde a bomba caiu, para refletir, em um momento de silêncio.
O parque ficou em silêncio às 11:02. Esse é o momento exato em que a bomba caiu.
Mais de 70 mil pessoas morreram em Nagasaki, apenas em 1945. Entre os presentes participaram sobreviventes da bomba atômica, conhecidas como hibakusha.
Representantes de mais de 50 países, incluindo algumas potências nucleares, também participaram.
O prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, entregou uma declaração de paz.
Taue falou sobre um tratado para proibir armas nucleares, que foi adotado no mês passado na sede da ONU, em mais de cem países.
As potências nucleares não participaram das negociações. Nem os países que dependem das potências nucleares para proteção, incluindo o Japão.
Para os líderes dessas nações, o prefeito Taue disse: “Por favor, reconsiderem suas políticas de procurar proteger suas nações através de armas nucleares. O Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares obriga todos os seus Estados membros a alcançar o desarmamento nuclear. Cumprir esta obrigação. Todo o mundo aguarda suas corajosas decisões”.
Uma mensagem do Secretário-Geral da ONU foi lida pelo Sub-Secretário Geral das Nações Unidas, Izumi Nakamitsu.
Ele elogiou os sobreviventes das bombas por suas contribuições para criar um futuro mais seguro. Também levantou a questão do tratado de proibição de armas nucleares.
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am
- Dupla de DJs Belyi & Kirr conquista o mundo com “Good Karma” - 21 de julho de 2025 5:58 am
- Dupla The Beard and The Bird lança balada nostálgica - 21 de julho de 2025 5:44 am