Ministros das Relações Exteriores da ASEAN iniciam conversações em Manila.
Ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático – Association of Southeast Asian Nations (ASEAN), começaram um encontro em Manila, a capital filipina.
Em seu discurso de abertura neste sábado (5), o secretário de Assuntos Estrangeiros das Filipinas, Alan Cayetano, falou sobre o significado e a contribuição da ASEAN, que terá o 50º aniversário da próxima semana.
Ministros das Relações Exteriores de outros países, incluindo o Japão, China, Coréia do Norte e do Sul, e os Estados Unidos, se juntarão às conversações, mais tarde.
No topo da agenda na reunião estão os recentes testes de mísseis da Coreia do Norte e a militarização de ilhas artificiais pela China, no Mar da China Meridional. A NHK obteve um esboço de um comunicado conjunto, a ser emitido pelos ministros da ASEAN.
Há indicações de uma posição mais suave quanto à presença da China na região, alguns ministros expressam sua preocupação sobre os recentes desenvolvimentos no Mar da China Meridional.
O esboço diz que há uma grande preocupação com os recentes lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais pela Coréia do Norte. Insta Pyongyang a cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e apela ao diálogo de todos os países envolvidos.
- Chuvas torrenciais deixam 17 mortos na Coreia do Sul - 21 de julho de 2025 1:57 am
- Ilhas Tokara registram 2.200 tremores desde junho - 21 de julho de 2025 1:11 am
- Russos limpam túmulos japoneses em ilha disputada nos Territórios do Norte - 21 de julho de 2025 12:46 am