17 C
Kóka
sexta-feira, 17 outubro, 2025 12:36: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coréia do Norte critica proibição de viagem ao país, pelos EUA

A Coréia do Norte denunciou a decisão dos EUA de proibir seus cidadãos de viajar para o país.

spot_img

Coréia do Norte critica proibição de viagem ao país, pelos EUA.

A Coréia do Norte denunciou a decisão dos EUA de proibir seus cidadãos de viajar para o país.

O Ministério do Exterior da Coréia Norte emitiu um comunicado pelo porta-voz, nesta sexta-feira (4), dizendo que a restrição de viagem é um estratagema desprezível para degradar o prestígio da Coréia do Norte e evitar que os norte-americanos vejam o desenvolvimento da nação.

A declaração diz que a administração do presidente dos Estados Unidos Donald Trump deve abandonar sua política hostil em relação ao Norte.

A proibição de viagem entrará em vigor em 1º de setembro. A administração dos EUA decidiu implementar a restrição após a recente morte de um estudante universitário americano.

O estudante visitou a Coréia do Norte para passeios, mas foi detido por mais de um ano, antes de ser trazido para casa com dano cerebral em junho. Ele morreu dias depois.

O Ministério das Relações Exteriores do Norte também emitiu uma declaração na quinta-feira (3) em reação a um anúncio separado feito pelo Departamento de Defesa dos EUA no domingo. O Pentágono disse que realizou com sucesso um teste de interceptação de mísseis usando seu sistema avançado THAAD.

A declaração do Norte diz que os Estados Unidos experimentarão o poder das armas estratégicas nucleares da Coréia do Norte se os EUA não se comportarem, apesar das repetidas advertências.

A Coréia do Norte, provavelmente, enviará o ministro das Relações Exteriores, Ri Yong Ho, ao Fórum Regional da ASEAN – ASEAN Regional Forum, ou ARF, que começará nas Filipinas na segunda-feira (7).

Espera-se que Ri afirme que o propósito do desenvolvimento nuclear e de mísseis de seu país é contrapor a ameaça dos EUA.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img