Coreia do Norte adverte sobre ataque nuclear preventivo nos EUA.
A Coreia do Norte disse que vai lançar uma “ataque nuclear preventivo” contra os Estados Unidos, se seus inimigos fizerem um erro de cálculo.
O ministro das Forças Armadas da Coréia do Norte, Pak Yong Sik, emitiu o aviso em uma reunião, em Pyongyang, nesta quarta-feira (26), para marcar o 64º aniversário do cessar-fogo na Guerra da Coreia, que será quinta-feira (27).
Pak disse que a Coréia do Norte tornou-se um forte país nuclear e de mísseis, referindo-se ao que ele chamou de teste exitoso de um míssil balístico intercontinental, no início deste mês.
Ele disse que, se os inimigos fizerem um mal julgamento sobre o status estratégico da Coreia do Norte, os militares realizarão um ataque nuclear preventivo no coração dos EUA sem aviso prévio e eliminá-lo da face da Terra.
A reunião contou com a presença da maioria dos líderes, não incluindo o líder do país, Kim Jong Un. A televisão estatal cobriu o encontro.
Na terça-feira (25), o Diretor do Departamento Político Geral do Exército Popular da Coreia, Hwang Pyong So, também emitiu um aviso aos EUA em uma reunião do Exército do Povo, que foi realizada pela primeira vez em 2 anos. Ele citou Kim Jong Un dizendo que os militares irão empurrar os agressores para uma sepultura de ruína, se seus inimigos provocam imprudentemente a Coréia do Norte, novamente.
Essas observações de confronto são vistas como destinadas a reforçar o controle sobre a população.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am