Filipinas diz que Duterte está vivo e bem, em meio a rumores de saúde.
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, está vivo e bem e não está com problemas de saúde, disse o governo nesta terça-feira (27), em meio a preocupações com o desaparecimento público por período excepcionalmente longo, este mês.
Conhecido por uma agenda ocupada e longas palestras, várias vezes por dia, o perfil de Duterte, de 72 anos, alimentou rumores de que ele está com problemas de saúde e que o governo está tentando manter isso oculto. Ele foi visto pela última vez, em público, há uma semana.
O que criou a maior parte da intriga é a ausência de Duterte, durante a maior crise de sua presidência de um ano, enquanto batalhas militares continuam pela sexta semana consecutiva para derrotar terroristas islâmicos ligados ao Daesh (estado islâmico) atualmente ocupando parte da cidade de Marawi, em Mindanao.
“Em primeiro lugar, ele está vivo e bem, ele está muito bem, está apenas ocupado, fazendo o que precisa ser feito”, disse o porta-voz presidencial, Ernesto Abella, a repórteres.
“Quando ele está fora do olhar público, é quando tem tempo para fazer seus trabalhos de escritório, assinando documentos, lendo e consultando, realmente, ele está muito ocupado.”
O secretário de Comunicações Presidenciais, Martin Andanar, disse que os filipinos não devem se preocupar.
“O público não deve se preocupar”, disse ele a rádio DZMM. “Nosso presidente está saudável”.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am