Radio Shiga

Dança do Ventre, a novidade no Pereira TC de Konan, Shiga-Ken

Image © (Professora Mahaila Melik em demonstração na Academia Pereira TC de Konan / Foto: Radio Shiga / Omote) Dança do Ventre, a novidade no Pereira TC de Konan, Shiga-Ken - Jun/2017

Dança do Ventre, a novidade no Pereira TC de Konan, Shiga-Ken.

A professora Mahaila Melik, brasileira, a um mês no Japão, ministrará aulas de dança do ventre na academia Pereira TC, na cidade de Konan, província de Shiga.

Traje utilizado pela professora Mahaila Melik para ministração de aula

Há mais de cinco anos como professora, fez cursos específicos para a ensinar a dança do ventre, ministrando aulas na cidade de Presidente Prudente, estado de São Paulo, Brasil.

No próximo domingo, às 15:00 horas, Mahaila estará ministrando uma aula piloto na academia. Os horários das aulas ainda não foram definidos, tendo como certo, apenas, que será à noite.

Mahaila também ressalva que para a pratica da dança do ventre não há nenhum tipo de restrição quanto à idade, massa corporal ou qualquer outro aspecto físico.

Dentre as inúmeras contribuições físicas e psicológicas da dança do ventre, podemos citar:

Origem da Dança do Ventre

A dança do ventre tem origem oriental, cujo surgimento exato, em termos de localização histórica e geográfica ainda é desconhecida. Ou seja, não se sabe ao certo onde e nem quando a dança do ventre se originou.

A literatura histórica sobre este assunto é escassa e duvidosa, e os poucos autores que se arriscaram a escrever sobre isso concordam. Há poucos documentos e registros que atestam o passado histórico da dança do ventre. Devido à dificuldade de encontrar informações confiáveis, surgem diversas interpretações, teorias e hipóteses.

A mais aceita delas diz que a dança do ventre surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas.

Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade, celebravam a vida. Ou seja, tratava-se de uma dança ritualística, em caráter religioso, sem apresentações em público. Essas mulheres reverenciavam as deusas que acreditavam ser as responsáveis pela vida da terra, pela vida gerada no ventre da mulher, e pelos ciclos da natureza.

Há quem diga que ao dançarem as mulheres também se preparavam para ser mães, já que a movimentação da dança do ventre ajudava a fortalecer a região pélvica, facilitando o parto.

Dizem que quando os árabes invadiram o Egito, eles se apropriaram da dança do ventre e a disseminaram para o resto do mundo.

Fontes:
https://www.centraldancadoventre.com
http://danca-do-ventre.info
Facebook: https://www.facebook.com/mahailamelik/
Da Redação

Abaixo, algumas fotos da professora Mahaila Melik

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile