
Coreia do Norte não exportou carvão em abril.
Um comitê da ONU disse que a Coréia do Norte não exportou carvão em abril, indicando que Pyongyang está perdendo uma fonte chave de moeda estrangeira, para financiar seus programas nucleares e de mísseis.
O comitê do Conselho de Segurança da ONU, que supervisiona possíveis infrações às resoluções contra a Coréia do Norte, disse que nenhum país importou carvão do Norte durante o mês, incluindo a China, anteriormente o maior importador.
O Conselho aprovou, por unanimidade, uma resolução em novembro do ano passado, proibindo os Estados membros de comprar carvão norte-coreano acima de 400 milhões de dólares por ano.
Funcionários da ONU dizem que as exportações de carvão da Coréia do Norte, entre janeiro e abril, equivaleram a 57% desse limite proposto, em 231,55 milhões de dólares.
Fontes diplomáticas próximas ao Conselho de Segurança observam que a China parou as importações desde março e que nenhum país, provavelmente, retomará as importações este ano.
O embaixador italiano da ONU, Sebastiano Cardi, que preside o comitê de monitoramento, advertiu os países membros em uma série de sessões informativas, para garantir a observação das sanções.
No último sábado (3), o Conselho de Segurança aprovou, por unanimidade, uma nova resolução que ampliou as sanções contra a Coréia do Norte, acrescentando 14 indivíduos norte-coreanos e 4 entidades à lista de proibição global de viagem e congelamento de ativos.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm



















