
Aprovado plano para desativar o reator Nº 1 de Ikata.
Os reguladores nucleares do Japão aprovaram um plano para desativar um reator nuclear de cerca de 40 anos na Prefeitura de Ehime, no oeste do Japão.
A Autoridade de Regulação Nuclear tomou a decisão nesta quarta-feira (28). A Shikoku Electric Power Company, que opera a usina nuclear de Ikata, decidiu, no ano passado retirar seu reator número 1.
Isso está de acordo com as diretrizes do governo introduzidas após o acidente nuclear de Fukushima Daiichi de 2011, que limita a operação do reator a 40 anos, em princípio.
Sob o plano, o reator e o edifício que o abriga serão desativados e removidos nas próximas 4 décadas.
O trabalho começa com a remoção de substâncias radioativas dos tubos e outros itens e a desmontagem de equipamentos não contaminados.
Mas a operadora ainda não determinou como descartar peças altamente contaminadas, como as barras de controle do reator, que somam cerca de 3.000 toneladas de resíduos radioativos.
O reator é o 6º no Japão autorizado para a desativação, após atingir o limite de 40 anos.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm



















