Rússia promete ajudar as Filipinas no combate as drogas e ao terrorismo

O diplomata russo expressou, nesta quinta-feira (25), o compromisso de seu país em ajudar as Filipinas na luta contra as drogas ilegais e o terrorismo, agradecendo ao governo Duterte por seus esforços para melhorar os laços entre os dois países.

0
Image © (O ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, disse que a visita do presidente Rodrigo Duterte à Rússia ajudou a desenvolver uma relação estável entre Manila e Moscou. / AP / Bebeto Matthews - via http://www.philstar.com) Rússia promete ajudar as Filipinas no combate as drogas e ao terrorismo - May/2017

Rússia promete ajudar as Filipinas no combate as drogas e ao terrorismo.

O diplomata russo expressou, nesta quinta-feira (25), o compromisso de seu país em ajudar as Filipinas na luta contra as drogas ilegais e o terrorismo, agradecendo ao governo Duterte por seus esforços para melhorar os laços entre os dois países.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que a visita do presidente Duterte à Rússia ajudou a desenvolver uma relação estável entre Manila e Moscou.

“Eu gostaria de reiterar nosso compromisso em trabalharmos, conjuntamente, na esfera da segurança, na luta contra o terrorismo, na luta contra o tráfico de drogas e outros assuntos”, disse Lavrov ao secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Alan Cayetano, durante a reunião bilateral, em Moscou.

Duterte deveria ficar na Rússia até 26 de maio, mas foi forçado a interromper sua viagem por causa dos ataques terroristas na cidade de Marawi, o que o levou a decretar lei marcial em Mindanao.

“Gostaria de reiterar nossa solidariedade com a liderança das Filipinas, com a nação das Filipinas e expressar nossas condolências àqueles que foram atingidos (no ataque)”, disse Lavrov.

Saudou também a assinatura de acordos bilaterais nos domínios da segurança, energia nuclear, transportes, investimentos, indústria, cultura e artes, turismo e assuntos externos. Ele disse que outros documentos importantes sobre aplicação da lei, cooperação militar e técnica estão agora em sua fase final de preparativos.

Cayetano agradeceu ao governo russo por acolher Duterte e sua delegação, e por entender a decisão do presidente de retornar para casa mais cedo do que o previsto.

Ele também agradeceu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, por reorganizar sua agenda para se reunir com Duterte na última terça-feira (23).

“Quero reiterar o compromisso do Presidente em fortalecer as relações entre a Rússia e as Filipinas em muitas áreas, o compromisso de forjar a verdadeira amizade e a verdadeira fraternidade entre russos e filipinos”, disse Cayetano.

Ele acrescentou que o governo das Filipinas estava ansioso por receber o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, em Manila, em novembro, para a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático e outras cúpulas.

Cayetano expressou a esperança de que Duterte ainda seria capaz de visitar a Rússia em algum tempo futuro, pelo que Lavrov respondeu: “Posso garantir que teremos o maior prazer em vê-lo a qualquer momento.”

Cayetano também elogiou Lavrov, que descreveu como sendo uma “lenda” nas relações internacionais.

10 acordos assinados

Na quarta-feira (24), as Filipinas e a Rússia assinaram 10 acordos de cooperação, que visam promover os campos da segurança, comércio, turismo, agricultura, transporte,  ciência, cultura e das artes.

“A assinatura desses acordos manifesta o interesse e o desejo de ambos, Filipinas e Rússia em buscar uma ampla gama de áreas de cooperação”, disse Cayetano.

“É especialmente importante que esses acordos possam contribuir para o crescimento econômico e desenvolvimento e para a paz e a segurança do país como um todo, incluindo Mindanao”.

Cayetano disse que a Rússia é favorável ao pedido de Duterte por um empréstimo para a compra de armas.

“A resposta da Federação Russa através do Presidente Vladimir Putin foi generosa. Eles disseram: “Nós temos a estrutura em vigor, através de nossos acordos, para cooperar”, disse ele.

Duterte, na terça-feira (23), pediu a Putin um empréstimo para compra de armas que seriam usadas na luta contra rebeldes e grupos terroristas.

Putin não respondeu imediatamente, mas Cayetano disse que o presidente russo reagiu positivamente.

Ele disse que oficiais da Federação Russa disseram aos delegados filipinos que fizessem a proposta e que a estudariam, e prometeram exercer esforços para acomodá-la.

Cooperação para a defesa

As Filipinas e a Rússia assinaram um acordo de cooperação de defesa que lhes permitiria realizar treinamentos e seminários, e desenvolver relações na educação militar, medicina e história.

O acordo abrirá caminho para consultas, atracamento de navios de guerra em portos e participação de observadores em exercícios militares.

Também foi assinado um memorando de entendimento entre o Secretariado do Conselho de Segurança Nacional das Filipinas e o Conselho de Segurança da Federação da Rússia sobre a cooperação em matéria de segurança.

Dois acordos relacionados com o comércio – o memorando de intenções entre o departamento de comércio das Filipinas e o ministério do desenvolvimento econômico da Rússia e o memorando de entendimento sobre cooperação no desenvolvimento da indústria – foram concebidos para promover a cooperação comercial e de investimento, mutuamente benéfica.

As Filipinas e a Rússia também assinaram um memorando de entendimento sobre a segurança alimentar, que visa promover a cooperação na pesquisa da agricultura e pesca, pecuária, transformação, transporte e armazenamento de produtos agrícolas e de pesca e outros produtos agrícolas.

Foi igualmente assinado um programa de ação conjunta para 2017-2019 para promover o turismo e o intercâmbio de melhores práticas entre as Filipinas e a Rússia.

A secretária de Turismo, Wanda Teo, disse que o governo quer uma fatia dos três milhões de turistas russos que visitam o sudeste asiático a cada ano.

Os ministérios das Relações Exteriores dos dois países assinaram um plano de consultas para discutir formas de reforçar os seus laços.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.