Nova Zelândia ratifica o Acordo da Parceria Transpacífico – TPP.
A Nova Zelândia ratificou o Acordo de Livre Comércio da Associação da Parceria Transpacífico, tornando-se o segundo país a fazê-lo, depois do Japão.
O governo da Nova Zelândia tomou a decisão nesta quinta-feira (11), completando os procedimentos internos para a ratificação.
O país insiste que o TPP seja implementado, mesmo que os Estados Unidos tenham se retirado do pacto em janeiro.
O ministro do Comércio, Todd McClay, disse, em um comunicado, que o pacto permanece valioso tanto econômica quanto estrategicamente, dizendo que a Nova Zelândia ainda está explorando, ativamente, opções alternativas para o TPP e espera que outros parceiros também ratifiquem nos próximos meses.
O acordo comercial foi, inicialmente, assinado por 12 nações, incluindo os EUA, que mais tarde se retirou. Ministros das outras onze nações discutirão o acordo em uma reunião no Vietnã, em 21 de maio.
Antes do encontro, o primeiro-ministro da Nova Zelândia, Bill English, se reunirá com seu homólogo japonês, Shinzo Abe, durante sua visita ao Japão na próxima semana.
English disse que o foco na cúpula será reforçar o comércio bilateral e as ligações econômicas, incluindo através do TPP.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm
















