Líderes da ASEAN expressam preocupação sobre a Coreia do Norte.
Líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático instaram a Coréia do Norte a cumprir, imediatamente, todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU.
Os líderes da ASEAN fizeram o apelo em uma declaração no domingo (30), um dia depois da reunião de cúpula na capital filipina de Manila.
Os líderes expressaram grande preocupação com o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte. Eles pediram a Pyongyang que cumpra, imediatamente, todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU.
Enquanto isso, sua declaração evitou referências tácitas à construção e armamento de ilhas artificiais por Pequim, no Mar da China Meridional.
Apenas disse que as nações da ASEAN tomaram nota das preocupações expressas por alguns líderes sobre os recentes desenvolvimentos na área.
O texto também deixou de mencionar a decisão, do ano passado, pelo tribunal de arbitragem em Haia, que rejeitou as alegações da China sobre a maior parte das águas no Mar da China Meridional.
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atual presidente da ASEAN, está buscando fortalecer os laços com a China, buscando apoio econômico. Duterte reiterou sua posição antes da cúpula.
- Japão celebra 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial - 15 de agosto de 2025 9:48 am
- Começam os Jogos Mundiais de Robôs Humanóides em Pequim - 15 de agosto de 2025 8:18 am
- Pavilhão Brasil realiza Diálogo sobre “Governança Alimentar” - 15 de agosto de 2025 7:20 am