Japão: Mie University criará centro de estudos ninja.
Uma universidade japonesa está planejando o primeiro centro de pesquisa do mundo dedicado aos ninjas – os assassinos vestidos de preto, conhecidos pelo sigilo e discrição.
Embora os ninjas apareçam, principalmente, em livros de história e ficção, as autoridades japonesas estão tentando um ressurgimento para a promoção do turismo antes dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
Agora, a Universidade de Mie, no Japão central – região considerada como sendo o berço do nijitsu – anunciou que uma instalação de pesquisa ninja será inaugurada em julho de 2017.
O centro de pesquisa deverá compilar um banco de dados sobre os ninjas e encorajará a cooperação entre estudiosos de diferentes disciplinas, segundo Yuji Yamada, professor de história japonesa da universidade.
“Faremos pesquisas sobre documentos antigos e colaboraremos com pesquisadores de ciência para poder aplicar a sabedoria dos ninjas à sociedade moderna”, disse Yamada, que está montando o centro, à AFP na quinta-feira (11).
“Por exemplo, o ninja queimava incenso antes de sair, para evitar coisas más, acreditando que o incenso poderia aumentar a concentração e assim livrar o guerreiro de ferimentos”, disse ele, acrescentando que a pesquisa sobre tais fragrâncias pode ser útil no mundo de hoje.
A instalação será localizada em Iga – 350 quilômetros a sudoeste de Tóquio – uma cidade montanhosa que já foi o lar de muitos ninjas.
Yamada também disse que o centro pretende publicar suas pesquisas em inglês e também em japonês para torná-las acessíveis a pesquisadores e fãs interessados no exterior.
Em meio ao boom de ninjas, a Prefeitura de Aichi, no ano passado, começou a contratar ninjas em tempo integral, incluindo um estrangeiro, para promover o turismo na conhecida área do histórico castelo de Nagoya.
Em 2015, os governadores e prefeitos das províncias do país trocaram seus trajes normais por trajes de ninja para anunciar o lançamento de um “conselho de ninja”.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm
















