
Governo aprova projeto de lei sobre a abdicação do Imperador.
O governo japonês decidiu por um projeto de lei, para uma única legislação, sobre a abdicação do Imperador Akihito.
O projeto de lei foi aprovado em uma reunião do gabinete nesta sexta-feira (19) e será submetido à Dieta para deliberações.
O governo elaborou a lei depois que o Imperador, no ano passado, expressou seu aparente desejo de abdicar. O imperador, de 83 anos de idade, está profundamente preocupado de que sua idade avançada possa, um dia, dificultá-lo a realizar seus deveres como o símbolo do estado.
O projeto menciona a compreensão e simpatia do público por seus sentimentos.
O projeto de lei estipula que o Imperador abdique no dia em que a lei entrar em vigor, e seja, imediatamente, sucedido pelo príncipe herdeiro Naruhito.
O projeto de lei afirma o príncipe herdeiro Naruhito, bem como o príncipe Akishino, que será o primeiro na linha de sucessão ao trono Imperial, não será permitido deixar a família Imperial.
Diz, ainda, que a abdicação deve deve dentro de 3 anos da promulgação da lei e que a data deve ser definida por uma portaria do governo.
A lei também pede ao primeiro-ministro que preste atenção às opiniões do Conselho da Câmara Imperial antes de fixar a data.
É provável que seja decretada durante a sessão em curso da Dieta, pois seu esboço já foi apresentado aos partidos de situação e oposição, e poucas objeções foram levantadas.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm



















