Gika Vereza ou simplismente Gika, é musicista e compositora, cenógrafa, figurinista e artista plástica. Gika ainda cria adereços performáticos. Constantemente compõe canções em que expressa suas impressões de uma vida cheia de música e imagem
Aos 14 anos de idade iniciou sua vida musicalmente, tocando violão, e criando composições de músicas em português e inglês. Teve três bandas de rock e, após cantar músicas de diversos projetos, decidiu levar adiante seu trabalho autoral com a parceria de Donatinho, tecladista e produtor musical, filho do consagrado músico João Donato. Em 2014 lançou seu primeiro EP – Eufonia – onde participaram músicos como Kassin, Stephane Sanjuan e Alberto Continentino.
Desde 2014 Gika se apresenta pelo Brasil, principalmente no Rio, cidade onde mora. Tocou em cidades como São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Alto Paraíso (GO). Atualmente, seus shows trazem músicas inéditas de seu acervo com mais de 50 composições, algumas das quais estão sendo gravadas e formarão seu próximo álbum, a ser lançado em 2018.
Seu primeiro EP pode ser considerado um trabalho ainda inserido no contexto da nova MPB, até por conta da formação da banda, com instrumentos típicos. Embora a canção Sobremesa, ao trazer os sintetizadores, já revele a nova fase da artista chegando. Hoje, Gika quer trazer algo diferente do que domina o cenário musical brasileiro. Seu trabalho tem o eletrônico como base, explora inovações sonoras e é recheado de efeitos não esperados.
Na jornada de composição da artista, o violão é usado como ponto de partida e em seguida ela migra para os equipamentos eletrônicos, que oferecem a infinidade de ferramentas sonoras que ela busca. Nas letras, a predominância do idioma inglês aconteceu de forma orgânica, até por conta das influências musicais que a inspiram atualmente e que são majoritariamente internacionais.
Gika avalia que ao compor, produzir, mixar e criar os arranjos de sua música, é como se tivesse conseguido atingir o grau máximo de composição possível e o resultado desse mergulho é um trabalho inovador.
Em 2014, Gika esteve em Londres para gravar o videoclipe da música Nowhere Girl. O vídeo passou a ser transmitido no Multishow e no BIS.
A cantora foi indicada como Melhor Artista no Festival Clipes e Bandas com a música “Sobremesa” em 2015. Ela abriu o show de Fernanda Takai, no MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo.
Foi escolhida em 2016 para tocar no programa de Fomento Olímpico, com patrocínio da Secretaria de Cultura do Rio. O projeto criado pela artista foi uma iniciativa de levar um repertório especial, com cenografia e figurino feitos por ela, para a Areninha Hermeto Pascoal em Bangú.
"Cleo Oshiro, mineira de nascimento e apaixonada pela cultura, encontrou no Japão sua segunda casa desde 2002. Responsável pelo Setor de Arte e Cultura da Radio Shiga, ela vai trazer o melhor da música e da cultura brasileira para os ouvintes japoneses. Como apresentadora do programa 'Uma Terra Só, no Japão', Cleo que tem várias conexões com artistas renomados, levará os ouvintes a uma viagem musical única todas as semanas. Sintonize-se e descubra as maravilhas da música brasileira com Cleo Oshiro, a anfitriã de 'Uma Terra Só, no Japão'."