
Filipinas: Duterte declara Lei Marcial em Mindanao.
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou Lei Marcial na ilha de Mindanao, no sul do país, para derrubar extremistas muçulmanos locais que estão lutando contra as forças de segurança do governo.
O grupo está ligado aos militantes do Estado Islâmico.
Duterte declarou lei marcial na noite de terça-feira (23) para toda a ilha de Mindanao e alguns grupos de ilhas na região.
Os combates começaram na terça-feira, na cidade de Marawi, em Mindanao, entre as forças de segurança e um grupo armado chamado Maute.
Militares filipinos disseram que pelo menos 5 soldados foram feridos e que os combates ainda estão em andamento.
É a terceira vez, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, que a Lei Marcial foi imposta nas Filipinas. Militares controlarão áreas designadas por 60 dias, e serão autorizados a prender suspeitos sem mandados.
O grupo de Maute, baseado em Mindanao ocidental, prometeu a lealdade aos militantes do do grupo terrorista Estado Islâmico. Dezenas de membros coordenaram-se com o grupo Abu Sayyaf, também aliado do Estado Islâmico, para realizar explosões e outros ataques anti-governo nas Filipinas.
Duterte tem indicado, repetidamente, que decretaria a Lei Marcial para lutar contra os militantes. Os partidos de oposição se opuseram, citando preocupações de direitos humanos.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm



















