Ferramenta roubada da NSA foi usada em ciberataque global desta sexta-feira (12).
Uma ferramenta de hacking roubada da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) foi usada em um grande ataque cibernético contra organizações em todo o mundo, segundo relatos da mídia, nesta sexta-feira.
De acordo com o Financial Times, que citou analistas de segurança cibernética, os hackers usaram uma ferramenta conhecida como Eternal Blue, desenvolvida pela NSA, bem como um ransomware conhecido como WannaCry.
A ferramenta Eternal Blue permite que o malware, que criptografa dados em computadores, se espalhe através de protocolos de compartilhamento de arquivos configurados entre organizações, de acordo com a fonte de notícias.
A mídia informou, no início do dia, que o ataque afetou organizações em dezenas de países, incluindo pelo menos 16 instituições do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o principal provedor de serviços de telecomunicações da Espanha, a empresa Telefonica e o jornal chinês The People’s Daily.
De acordo com o SonicWall Annual Threat Report, em 2016 o número de ataques de ransomware aumentou em mais de 100 vezes.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm
















