Coreia do Norte faz críticas raras e diretas à China.
A mídia estatal da Coréia do Norte fez uma rara crítica direta à China, dizendo que Pequim se aliou aos Estados Unidos para pressionar Pyongyang sobre seus programas nucleares e de mísseis.
Um oficial da agência de notícias oficial norte-coreana fez o comentário na quarta-feira (3) à noite.
O comentário refere-se a recentes relatos da mídia chinesa que criticam o desenvolvimento nuclear e de mísseis de Pyongyang. Ele disse que tais observações eram “uma violação indiscriminada dos direitos legítimos da Coréia do Norte”, e constituiu “uma ameaça não disfarçada para um país vizinho, que tem uma longa história de amizade”. O comentário acrescentou que o autor não pode deixar de sentir indignação.
O comentário disse que a pressão exercida pela China, em linha com os EUA, é um ato imprudente de aniquilar a tradição de amizade entre os dois países.
O comentário também disse que “a China deve refletir melhor sobre as graves conseqüências a serem trazidas por seu imprudente ato, de derrubar o pilar das relações bilaterais”.
É raro Pyongyang criticar a China.
No mês passado, a mídia estatal da Coréia do Norte disse, em um comentário, que observações dirigidas a intimidar o país foram ouvidas abertamente, de um país ao Norte. É visto como uma crítica velada à China.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















