Continua eleição presidencial na Coreia do Sul.
Está ema andamento a votação presidencial na Coréia do Sul, para eleger o sucessor da presidente deposta, Park Geun-hye.
Os eleitores estão se dirigindo aos cerca de 14 mil postos de votação nesta terça-feira. Os principais candidatos presidenciais também já votaram.
Eles são os liberais, Moon Jae-in do Partido Democrata, o centrista Ahn Cheol-soo do Partido Popular, e o conservador Hong Joon-pyo do Partido Liberty Korea.
As autoridades eleitorais dizem que a afluência dos eleitores foi de 19,4% até as 11 horas, ligeiramente inferior à da eleição anterior, há 5 anos.
Porém, 26% dos eleitores participaram da votação anterior. Analistas afirmam que a participação final pode chegar a 80%, pela primeira vez em 20 anos.
A eleição está sendo realizada 7 meses antes do previsto, devido ao impeachment de Park, acusada num escândalo de corrupção.
As questões-chave incluem como restaurar a ordem política após o caos causado pelo escândalo e como responder à Coréia do Norte enquanto esta avança com o desenvolvimento nuclear e de mísseis.
A atenção está focada em se os sul-coreanos votarão pela mudança de poder em nove anos, de um governo liderado por conservadores.
A votação termina às 20h00. Espera-se que o vencedor seja conhecido no final do dia.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am
















