Conselho de Segurança da ONU adotará novas sanções contra a Coreia do Norte.
O Conselho de Segurança da ONU, em uma declaração nesta segunda-feira (15), condenou os recentes lançamentos de mísseis balísticos, realizados pela Coreia do Norte, e concordou em adotar novas medidas para evitar incidentes futuros.
Neste domingo, a Coreia do Norte confirmou oficialmente ter realizado o lançamento bem-sucedido de um míssil balístico de médio alcance no sábado. O míssil caiu no mar do Japão, fora da zona econômica especial do Japão. Pela primeira vez um míssil norte-coreano atingiu a altura de 2 mil quilômetros.
“Os membros do Conselho de Segurança condenaram veementemente os mais recentes lançamentos de mísseis balísticos conduzidos pela República Popular Democrática da Coreia: em 28 de abril e 13 de maio de 2017”, informou o comunicado.
Além disso, o Conselho de Segurança da ONU classificou as atividades militares da Coreia do Norte de provocadoras e com potencial de desestabilizar a paz na região.
“Os membros do Conselho de Segurança concordaram que o órgão continuará a acompanhar de perto a situação e adotará medidas significativas adicionais, incluindo sanções, de acordo com a determinação prévia do Conselho”, acrescentou a declaração.
Os membros do Conselho de Segurança declararam que as ações da Coreia do Norte aumentaram ainda mais as tensões na península coreana e fora da região.
“O Conselho de Segurança exigiu que a República Popular Democrática da Coreia não realizasse mais testes nucleares e de mísseis balísticos”, sublinhou o comunicado.
O Conselho deve realizar uma reunião de emergência na tarde de quarta-feira para discutir os recentes lançamentos da Coreia do Norte.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am