Começa a votação na eleição presidencial francesa.
Os eleitores franceses vão às urnas para escolher seu próximo presidente. A eleição é vista como um teste para determinar se as tendências nacionalistas continuarão após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA e a votação da Grã-Bretanha para sair da União Européia.
Aproximadamente 67.000 locais de votação, em toda a França, abriram às 8 horas do domingo, hora local.
O segundo turno das eleições é entre o centrista independente Emmanuel Macron e a candidata da Frente Nacional, Le Pen. Os 2 candidatos encabeçaram o primeiro turno das eleições em abril.
O resultado poderia afetar o destino da União Européia. Le Pen é contra o bloco, pedindo um plebiscito nacional sobre a adesão da França. Seu rival, Macron, defende laços mais fortes com a UE.
Os dois candidatos também estão, duramente, divididos sobre a questão da imigração. Le Pen pede restrições de entrada, citando razões de segurança. Macron, por outro lado, quer que as portas fiquem aberta para os migrantes legais.
As últimas pesquisas tiveram Macron à frente, mas muitos eleitores estão cada vez mais distantes de ambos os candidatos. Eles se opõem a candidata de extrema direita Le Pen, mas sentem que não podem apoiar Macron, que é de uma elite de fundo liberal.
Os locais de votação encerrarão às 20h00, hora local. O vencedor deverá ser conhecido no início da manhã de segunda-feira (8).
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am