China rejeita crítica da Coreia do Norte.
A China rejeitou as críticas da Coréia do Norte de que Pequim se aliou a Washington, para pressionar Pyongyang sobre seus programas nucleares e de mísseis.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, em entrevista coletiva na quinta-feira (4), refutou as críticas feitas pela mídia estatal da Coréia do Norte no dia anterior.
Geng disse que a posição da China sobre a desnuclearização da Península da Coréia é consistente e clara, assim como sua posição no desenvolvimento de boas relações de vizinhança e de amizade com a Coréia do Norte.
Ele acrescentou que há anos que o lado chinês está avaliando e lidando com os assuntos relevantes, com base em seus próprios méritos, de uma maneira objetiva e imparcial.
O jornal oficial do Partido Comunista Chinês, o People’s Daily, e outro jornal afiliado ao partido, o Global Times, emitiram, recentemente, pareceres críticos aos programas nucleares e de mísseis de Pyongyang. As críticas da Coréia do Norte eram dirigidas a esses jornais.
O Global Times apresentou outro comentário em sua edição de quinta-feira (4) de manhã. Diz que Pyongyang, obviamente, está lutando com alguma forma de lógica irracional sobre seu programa nuclear.
O artigo diz que Pequim precisa tornar uma posição muito clara em relação a Pyongyang, seja em nível oficial ou informal, acrescentando que o país precisa abordar, com a Coreia do Norte, suas preocupações e resultados.
O artigo acrescenta que Pequim também deve conscientizar Pyongyang de que vai reagir de uma forma sem precedentes, se a Coréia do Norte realizar outro teste nuclear. Diz que Pequim não deve hesitar em enviar esta mensagem.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm
















