Radio Shiga

Por onde anda Gilson de Souza, autor do famoso samba “Poxa”?

Por onde anda Gilson de Souza, autor do famoso samba "Poxa"?

Por onde anda Gilson de Souza, autor do famoso samba “Poxa”?

Na década de 70 os artistas brasileiros disputavam na mídia um espaço com a música internacional, e poucos cantores sobreviveram diante da invasão naquela época.

Conseguiram sobressair os que tinham em suas músicas boas letras e boas melodias, entre eles Gilson de Souza.

Gilson de Souza, cantor e compositor de samba,  nascido em Porto Seguro – BA, mudou-se para a cidade de Marília – São Paulo quando criança. Nos anos 60 foi viver em São Paulo-capital. Gilson é produtor musical e casado com Anna Paula Brígido, que também é cantora.

Gilson iniciou na carreira musical após sofrer uma fratura na mão quando lutava boxe. No início ele apenas escrevia composições e só depois de alguns anos iniciou a carreira de cantor.

Gravou seu primeiro disco em 1975, sendo o responsável pelos grandes sucessos “Poxa” e “Quem é do samba não chora”, tendo ocupado o topo das paradas no Brasil inteiro, alcançando também o mercado internacional.

A música “Orgulho de um sambista”, foi um dos seus sucesso na voz de Jair Rodrigues e regravado por vários artistas, dentre eles: Adriana Calcanhoto e Luciana Melo. Jair Rodrigues gravou outros sucessos de Gilson, como “Exaltação aos seresteiros”, “Carnaval não envelhece”, e “Sou da madrugada”, em parceria com o cantor e compositor Wando.

Os cantores que gravaram “Poxa” foram: Zeca Pagodinho, Luis Américo, Neguinho da Beija Flor e Elymar Santos. A cantora Elza Soares gravou “Deixa Deus resolver”, Djalma Pires “Perdido na madrugada”, Rosa Maria “Samba maneiro”, Originais do Samba “Bahia do Nosso Senhor”, Reinaldo o Príncipe do Pagode “Cena de cinema” composição em parceria com Almir Guineto e a dupla sertaneja Guilherme e Santiago “Lei do Silêncio”, parceria de Gilson e Fernando Boêmio.

As músicas de Gilson foram cantadas por grandes nomes e até por artistas internacionais, como a dupla argentina Pimpinela e a Banda Inglesa Acatraz – Band que gravaram versões de “Poxa”, já o cantor americano Sheldon Porter gravou uma versão de “Amor de Capoeira”. Até o pop star, Elton John, cantou a música “Poxa” em ritmo de Bossa Nova em um dos seus shows, com direito a registro em DVD. As canções de Gilson tem mais de 50 regravações.

Em 1976, ganhou o  “Troféu Imprensa” como revelação do ano e melhor música. Em 1988 recebeu o troféu “Gladiador” no programa Raul Gil. No ano de 2015, lançou o CD “Gilson de Souza, 40 Anos de Sucesso”. O cantor teve músicas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo, como “Tieta”, “Passioni” e “Insensato Coração”, onde a canção “Poxa”, interpretada por Zeca Pagodinho, foi tema do casal Dayse e Kléber.

Gilson continua fazendo shows e se apresentando em programas de TV ao lado da esposa, cantora e compositora Anna Paula. O casal tem um projeto no Rio de Janeiro, de um CD de coletânea, onde participam vários cantores, cada um com suas respectivas faixas no disco. O CD foi lançado na Lapa – Rio de Janeiro, onde todos os participantes do disco estiveram presentes no show de lançamento. O casal possui uma rádio no Rio de Janeiro. Para ouvi-la é só acessar o link abaixo.

Rádio: http://4465apgfm.net.br./

Website: http://gilsonpoxa.blogspot.jp/

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

https://youtu.be/doT6WZFDb2o

https://youtu.be/dx5Te-Ujg6w

Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)
Sair da versão mobile