
Malala Yousafzai, do Paquistão, será a nova “Mensageira da Paz” da ONU.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, irá designar Malala Yousafzai, advogada global para educação de meninas.
A mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz será designada como “Mensageira da Paz das Nações Unidas”, com um foco especial na educação de garotas, disse a representação da ONU em Islamabad, capital do Paquistão, no sábado (8).
A cerimônia designação de Mensageira da Paz terá lugar na sede da ONU em Nova York, em um evento a ser realizado na Câmara do Conselho de Tutela, na próxima semana, disse um comunicado da ONU.
A designação será seguida por um encontro entre Yousafzai e o Secretário-Geral sobre o tema “educação de garotas no mundo.”
Yousafzai tem mostrado um compromisso inabalável com os direitos das mulheres, meninas e todas as pessoas”, disse o Secretário-Geral em sua escolha para a designação de “Mensageira da Paz da ONU”.
Nascida em 12 de julho de 1997, no Vale do Swat, no Paquistão, Yousafzai se tornou um símbolo internacional na luta pela educação das meninas depois de ter sido baleada, em 9 de outubro de 2012, por se opor às restrições do talibã à educação feminina.
Ela sobreviveu ao ataque e se tornou uma defensora de milhões de meninas que tem negado seu direito à educação formal, em todo o mundo.
Em 2013, Yousafzai e seu pai, Ziauddin Yousafzai, co-fundaram a “Fundação Malala” para conscientizar o impacto social e econômico da educação de meninas e para capacita-las a exigir mudanças. Yousafzai se tornou a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, em 2014.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm



















