
Filipinas: Centenas de pessoas fogem após três fortes terremotos.
Centenas de residentes de áreas costeiras de uma província ao sul da capital filipina fugiram para terreno mais alto, temendo um tsunami no sábado (8), depois de uma série de terremotos na ilha principal de Luzon.
Três terremotos com magnitude entre 5,0 a 5,9 atingiram a província de Batangas, cerca de 90 km ao sul de Manila, por volta de 3 horas da manhã (0700 GMT) durante um período de 20 minutos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
“Os moradores das aldeias costeiras de duas cidades foram evacuados para terrenos mais seguros depois dos terremotos”, disse Lito Castro, chefe do conselho provincial de desastres, à rádio local. “As pessoas temiam que os terremotos gerassem um tsunami”.
Renato Solidum, chefe do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, disse que o evento foi uma sequência de terremotos em uma falha local, mas não foi suficientemente poderoso para causar um tsunami.
“Esses tremores são ocorrências naturais e não esperamos um grande terremoto nesta área”, disse ele.
Oficiais de Batangas disseram que não houve relatos de baixas, mas a energia foi cortada em algumas áreas e rachaduras foram relatadas em casas e alguns edifícios comerciais.
Deslizamentos também foram relatados em algumas cidades e parte de uma torre de uma igreja católica havia desmoronado, disseram.
A região tem experimentado tremores desde o início desta semana. – Reuters
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm



















