Coreia do Norte realiza novo teste de míssil balístico.
Militares dos EUA e da Coreia do Sul acreditam que o lançamento de mísseis, neste sábado (28), pela Coréia do Norte foi um fracasso.
O Comando do Pacífico dos EUA e os Chefes do Estado Maior da Coréia do Sul dizem que Pyongyang disparou um míssil balístico de Pukchang, na província de Pyongan, por volta das 5:30 da manhã, hora sul-coreana.
Eles reportam que o míssil voou por vários minutos e atingiu uma altitude de 71 quilômetros antes de explodir. Acrescentam que o míssil não deixou o território norte-coreano. Os militares estão tentando identificar o tipo do míssil.
Militares sul-coreanos emitiram uma declaração dizendo que o lançamento viola claramente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e representa um grande desafio para a Coréia do Sul e para a comunidade internacional. Acrescenta que a Coréia do Norte terá que pagar um preço por ignorar seu alerta e continuar com suas provocações.
A Coréia do Norte disparou mísseis balísticos nos dias 5 e 16 de abril, da parte oriental do país. Mas acredita-se que ambas as tentativas fracassaram.
Os Estados Unidos estão intensificando a pressão sobre a Coréia do Norte para que abandone seu programa nuclear. Pyongyang permanece desafiadora e está protestando fortemente contra o exercício militar conjunto entre os EUA e a Coréia do Sul, que terminará no domingo.
Militares dos EUA e da Coreia do Sul permanecem em alerta máximo contra a possibilidade de novas provocações da Coréia do Norte.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am