Coreia do Norte condena envio de porta-aviões dos EUA à península coreana.
A Coréia do Norte condenou, veementemente, os Estados Unidos por enviarem um porta-aviões para uma área do Pacífico ocidental perto da Península Coreana.
O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte divulgou nesta terça-feira (11) uma declaração na mídia estatal.
No sábado, militares dos EUA disseram que o chefe do Comando do Pacífico dos EUA ordenou que o porta-aviões USS Carl Vinson e outros navios dirigissem para o Pacífico ocidental, em vez da Austrália.
A declaração do Norte diz que o envio de um porta-aviões nuclear perto da península coreana significa que o plano dos EUA de invadir o Norte entrou na fase prática.
Acrescenta que a Coréia do Norte vai se levantar contra os intervencionistas e se proteger de forma poderosa, advertindo que os EUA acabam assumindo toda a responsabilidade pelos resultados catastróficos provocados por sua ação autocrática.
Pyongyang vem enfatizando sua postura de continuar o desenvolvimento nuclear e de mísseis, tendo os EUA em mente.
As preocupações estão crescendo sobre provocações adicionais do Norte, já que está marcado para comemorar o 5º aniversário de Kim Jong-Un no cargo principal do país nesta terça-feira e observar outros aniversários importantes neste mês.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am