Acusada de golpe, Venezuela cede à pressão e revoga decisão de intervir no Parlamento.
A Justiça venezuelana voltou atrás e revogou nesta sábado (1º) a decisão de assumir as funções do Parlamento do país, o que gerou intensas manifestações da oposição e fortes críticas da comunidade internacional.
O Conselho de Defesa da Nação da Venezuela pediu nesta madrugada que o Tribunal Supremo revisse a decisão de assumir as funções legislativas do Parlamento, controlado pela oposição.
Segundo o vice-presidente venezuelano, Tarek El Aissami, a decisão prevê “manter a estabilidade institucional e o equilíbrio dos poderes mediante a aplicação dos recursos previstos na ordem jurídica venezuelana”.
Na noite da última sexta-feira (31), o presidente Nicolas Maduro se pronunciou afirmando que iria convocar uma reunião emergencial com o Conselho de Defesa para resolver a crise institucional no país.
O governo venezuelano foi acusado pela oposição de realizar um golpe institucional após o Supremo Tribunal, controlado pelo governo, ter assumido as atribuições do Parlamento, controlado pela oposição.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am