Abe terá conversações com Putin.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deve buscar a cooperação da Rússia para aplicar mais pressão sobre a Coréia do Norte, para que se abstenha de mais provocações.
Abe está fazendo uma viagem para Moscou e Londres, para encontrar-se com seus homólogos.
A reunião, nesta quinta-feira (27), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acontece quando Moscou e Pyongyang concordaram em iniciar a operação de um navio de passageiros e carga norte-coreano entre os dois países.
Em relação à Síria, Abe quer pedir a Putin que desempenhe um papel ativo para promover a estabilidade em meio ao distanciamento entre a Rússia e os Estados Unidos.
Outro ponto na ordem do dia são as 4 ilhas controladas pela Rússia e reclamadas pelo Japão. Abe está ansioso para chegar a um acordo, para realizar conjuntamente, projetos econômicos nas ilhas, seguindo uma proposta que ele fez em dezembro.
Ele espera que as reuniões ajudem a avançar as negociações sobre a assinatura de um tratado de paz, incluindo a resolução da disputa territorial.
O governo do Japão afirma que as 4 ilhas são parte inerente do território japonês. Diz, ainda, que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am