Abe encontra-se com primeira-ministra britânica Thereza May.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e sua homóloga britânica, Theresa May, concordaram na importância de aderir ao livre comércio.
Os dois líderes encontraram-se na residência oficial da primeira-ministra britânica, em Checkers, nos arredores de Londres, nesta sexta-feira (28).
Em uma coletiva de imprensa conjunta, depois da reunião, Abe disse que os movimentos protecionistas globais tornam-se mais evidentes, o Japão e a Grã-Bretanha devem erguer a bandeira do livre comércio.
Ele disse que o Japão considera, significativamente, a Grã-Bretanha como um parceiro estratégico que compartilha valores como liberdade, democracia, direitos humanos e o Estado de Direito, acrescentando que essa percepção continuará inalterada, mesmo se a Grã-Bretanha deixar a União Européia.
Abe disse que o Japão acredita na economia britânica, mesmo depois de sua saída do bloco. Ele disse que é uma realização significativa que ele e a primeiro-ministra May concordaram em cooperar, para que seus países possam manter e fortalecer os laços econômicos.
May disse que trabalhará para manter um clima favorável para empresas que operam na Grã-Bretanha, mesmo depois da saída da União Européia.
Sobre a Coréia do Norte, May disse que o país continua com ações provocativas até agora. Ela disse que os testes nucleares e lançamentos de mísseis violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e ameaçam a estabilidade global.
Ela disse que concordou com o primeiro-ministro Abe a continuar trabalhando com seus parceiros internacionais, para manter a pressão sobre a Coréia do Norte e trabalhar para uma resolução pacífica.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm
















