
Abe conclui viagem à Rússia e à Grã-Bretanha.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, concluiu sua viagem à Rússia e à Grã-Bretanha.
Na quinta-feira (27), Abe manteve conversações em Moscou, com o presidente russo, Vladimir Putin.
Os dois líderes concordaram que seus países conduzirão estudos, em maio, sobre as Ilhas dos Territórios do Norte, como parte dos esforços para desenvolver atividades econômicas conjuntas.
Abe e Putin também concordaram que ex-residentes japoneses de 2 das ilhas, Kunashiri e Etorofu, serão autorizados a voar até lá, para visitar os túmulos de seus ancestrais.
A Rússia controla as 4 ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês sustenta que as ilhas são parte inerente do território do país. Diz que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
Abe, depois de sua visita à Russia, seguiu para Londres na sexta-feira (28) para conversações com a primeira-ministra britânica, Theresa May.
Abe e May discutiram a cúpula do G7 do próximo mês, na Itália. Eles disseram que seus países liderarão os esforços para promover o livre comércio, em meio às preocupações sobre o aumento do protecionismo.
Abe também tratou com Putin e May sobre a cooperação, para lidar com a ameaça nuclear e de mísseis da Coréia do Norte.
- Ucrânia adapta táticas militares para enfrentar frio extremo - 16 de fevereiro de 2026 5:25 pm
- Kim Jong Un usa famílias enlutadas por militares mortos na guerra Ucrânia-Russia para reforçar propaganda - 16 de fevereiro de 2026 5:20 pm
- Japão conquista duas medalhas no 10º dia dos Jogos - 16 de fevereiro de 2026 5:10 pm



















